• falecomamosaico

3 ferramentas que vão ajudar a melhorar sua escrita

Atualizado: 9 de Out de 2019

Escrever não é nada fácil: mas algumas ferramentas podem te ajudar e tornar o processo menos doloroso.

Um texto bem elaborado não surge do dia para a noite: ele nos exige estudo e prática, muita prática. É preciso estarmos conscientes de quais são nossos objetivos, quem é o nosso leitor, qual é o veículo no qual este texto vai circular. Temos que selecionar o assunto a ser tratado, escolher as leituras que darão os fundamentos de nossa argumentação, definir o que é o essencial da mensagem que precisamos passar. E, depois de tudo isso pensado e resolvido, redigir um texto que seja claro, coeso e coerente, que não apresente erros ortográficos ou gramaticais e que transmita, de forma eficaz, o que desejamos.


Freepik.com


Nessa altura você já deve estar sofrendo e imaginando o quanto isso vai ser difícil e doloroso. Mas nem sempre precisa ser assim: existem algumas ferramentas, digitais ou não, que podem te ajudar bastante nesse processo e minimizar algumas dessas dificuldades. Não importa se o que você precisa escrever é um artigo para uma revista, um e-mail para seu chefe ou um relatório para a empresa em que trabalha. A necessidade de um bom texto está presente em todos os aspectos de nossas vidas, até no mais simples. Um bilhete que você deixar para sua esposa, um colega ou sua filha pode causar problemas se não estiver claro.


Então, conheça as ferramentas que vamos te apresentar hoje e faça uso delas! Temos certeza de que você vai começar a perceber as diferenças!


1. Corretor ortográfico das ferramentas de edição de texto


Hoje, não importa qual editor de texto ou rede social você está utilizando, quase sempre é possível que você ative o corretor ortográfico para evitar escrever as palavras de forma errada. Selecione o seu idioma de escrita (em nosso caso, mais comumente o português, mas se você precisa escrever um texto em outro idioma pode se valer da mesma estratégia!) e verifique o texto que escreveu. Isso vai garantir que erros ortográficos mais graves não passem despercebidos: você sabia que esse tipo de erro é um motivo pelo qual recrutadores de empresas costumam excluir candidatos, assim como causa de avaliações negativas no ambiente acadêmico?


2. Dicionários

Hoje, é fácil encontrar vários dicionários disponíveis online, gratuitamente, assim como em aplicativos para aparelhos celulares. E um dicionário pode auxiliar na elaboração do seu texto em vários aspectos, você sabia? Ou achava que a única coisa que podia encontrar nele era o significado de uma palavra?


Além dessa informação mais comum, que vai garantir que você não use certas palavras em situações inadequadas (por exemplo, se você está em dúvida se deve usar a palavra sessão ou seção, ao escrever um ofício, pode consultar o dicionário e conferir o sentido de cada uma delas), você pode usar o dicionário como ferramenta para conseguir várias outras informações.


Por exemplo, digamos que ao reler o seu texto (e isso é fundamental: sempre releia seu texto antes de entregar ou enviar!!!!) você perceba que usou, muitas vezes, a palavra resolver. O dicionário pode te ajudar a encontrar sinônimos para esta palavra, de modo que você a substitua em algumas ocasiões e deixe seu texto menos repetitivo: solucionar, decidir, determinar ou deliberar são algumas alterações possíveis, conforme o sentido da frase em que a esteja empregando.


Ou, então, você fica em dúvida se a expressão mão de obra deve ser escrita dessa forma ou se, ao contrário, o correto seria usá-la com hífen: o dicionário pode te ajudar a esclarecer essa dúvida, pois abre espaço também para consultarmos algumas expressões utilizadas em nossa língua. O plural e o gênero da palavra (se é feminina ou masculina), que também costumam ser problemas, são outras informações que você pode encontrar no dicionário, como no caso de cidadão ou omelete.


Duas sugestões online

Duas sugestões de aplicativos

  • Dicionário de Português Dicio - Online e Offline (grátis, disponível para Android e iOS)

  • Michaelis Escolar 3 Línguas (pago, disponível para Android e iOS)


3. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa



Este site, gratuito e de origem portuguesa, apresenta uma série de funcionalidades em torno de nossa língua materna. Uma das mais interessantes para nos auxiliar na escrita é o banco de perguntas e respostas a dúvidas dos leitores: por exemplo, se você está em dúvida sobre utilizar a conjunção “ou” no início de uma frase ou sobre uma concordância verbal específica pode encontrar ajuda neste site. Além desse banco de dados, você pode também enviar as suas perguntas que eles respondem.


E então, gostou dessas dicas? Aproveite e melhore seus textos fazendo uso dessas ferramentas. E continue nos acompanhando, que estaremos sempre trazendo boas dicas para você!

25 visualizações

(65)99303-4892

mosaicoassessoria.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social