• falecomamosaico

A vida acadêmica cabe no Lattes?

É muito comum ouvirmos, no ambiente universitário, em especial na pós-graduação, que “a vida não cabe no Lattes”. Mas, e a carreira acadêmica? Será que o Currículo Lattes é suficiente para ela?

Qualquer pessoa envolvida com a estrutura acadêmica já ouviu – ou pelo menos deveria ter ouvido – falar sobre o Currículo Lattes: um sistema de informações curriculares brasileiro, gerido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) voltado para o fomento da pesquisa científica, assim como para a formação de pesquisadores no Brasil.

O Currículo Lattes é uma das bases de dados que integra a Plataforma Lattes, ao lado do Diretório de Instituições e do Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil. Se os dois últimos apresentam informações de ordem coletiva sobre as instituições de ensino e os grupos de investigação formalizados institucionalmente, o Currículo Lattes é o sistema que armazena as informações individuais de cada pesquisador brasileiro, referentes à sua formação e produção acadêmica, independentemente do nível de aprofundamento de seus estudos.


Assim, ao consultar esse banco de dados curriculares na Plataforma Lattes, é possível encontrar informações, por exemplo, sobre o processo de formação, as publicações e vinculações profissionais, as atividades de divulgação científica e as pesquisas em andamento tanto de um professor emérito, já numa etapa muito avançada de sua carreira, quanto de um estudante que acabou de ingressar em um curso superior.


Graças à riqueza de suas informações e ao contínuo processo de aprimoramento pelo qual passa, o Currículo Lattes acabou se transformando num padrão para organização de informações acadêmicas, sendo adotado, atualmente, pela maior parte das universidades, dos institutos de pesquisa e das agências de fomento existentes no Brasil. Além disso, sua grande abrangência e o fato de se constituir como um documento oficial, vinculado ao governo nacional, garantiu sua confiabilidade como instrumento informativo em processos de seleção das mais diversas ordens.


Não se quer, com isso, dizer que o Currículo Lattes é uma plataforma que não apresenta problemas: muitas vezes, as pessoas têm dificuldades em inserir suas pesquisas e produções nas categorias por ele estabelecidas, que não dão conta da vida acadêmica em seus moldes atuais. Afinal, a universidade hoje valoriza, cada vez mais, para além da pesquisa, as atividades de extensão e de gestão, assim como tem se aberto para campos do conhecimento antes desconsiderados, ou relegados a segundo plano, na perspectiva mais tradicional de abordagem da ciência, de cunho positivista.

Com isso, campos de estudo e produção como as Artes, as Ciências Humanas e Sociais, a Literatura, muitas vezes não são contemplados pelos formulários apresentados pelo Currículo Lattes. Mas, ainda assim, é possível preenchê-lo e aproveitar os campos mais genéricos para inserir informações diversificadas que ali não acham um lugar específico. Além disso, encontrar esses pontos problemáticos é uma oportunidade de entrar em contato com seus gestores e apontar as dificuldades do processo. Afinal, por mais que a vida, mesmo a acadêmica, não caiba no Lattes, ele é um documento essencial para qualquer pessoa que se interesse pela carreira de pesquisador e professor universitário.


Mas ele não basta para isso: como é uma plataforma nacional, muitas vezes é preciso que os pesquisadores recorram a outros instrumentos, de caráter global, no qual possam compartilhar suas pesquisas e descobertas, e assim estabelecer redes de troca que são fundamentais ao avanço do conhecimento no mundo. Assim, serviços como Academia.edu, Research Gate e ORCID podem se apresentar como importantes espaços de compartilhamento de informações curriculares e produções científicas que abrem novas possibilidades para as carreiras dos pesquisadores acadêmicos.


Nesse ponto, você deve estar se perguntando: mas é difícil manter até mesmo o Currículo Lattes atualizado... onde vou conseguir tempo para gerir ainda outras plataformas curriculares?


Foi justamente para te auxiliar com isto que a Mosaico criou o serviço de “gestão de carreira acadêmica”: enquanto você se concentra nas produções que vão manter seu currículo atualizado e em processo de expansão, nós cuidamos da parte mais burocrática para você, criando e alimentando seu perfil nas diversas plataformas que podem te interessar. É só falar com a gente!

6 visualizações

(65)99303-4892

mosaicoassessoria.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social