• falecomamosaico

Cultura da convergência e o uso de múltiplas linguagens

Hoje não dá pra dominar só a linguagem verbal: precisamos saber lidar com fotografias, vídeos, áudios e muito mais.

Você já ouvir falar em "convergência"? O Dicionário Online Caldas Aulete (que, aliás, é uma ótima ferramenta de auxílio no processo de escrita e leitura) registra vários sentidos para essa palavra, dentre as quais nos interessa destacar a ideia de várias coisas (pensamentos, objetos, linguagens) que se direcionam para um mesmo ponto.



Foi a partir dessa noção geral que Henry Jenkins, professor e pesquisador norte-americano, lançou o conceito de "cultura da convergência" ao publicar, em 2006, um livro que tinha esse mesmo título e que chegou ao Brasil dois anos depois. Bom, conforme Jenkins, a cultura de convergência se caracteriza pela junção de três aspectos diferentes:

  • a convergência dos meios de comunicação

  • a predominância de uma cultura participativa

  • a formação de uma inteligência coletiva


A convergência dos meios de comunicação diz respeito aos modos pelos quais as informações a que hoje temos acessos, os conteúdos que são produzidos no mundo, perpassam múltiplas plataformas de mídia, como o rádio, a imprensa, a televisão, as redes sociais. Essa mudança no modo como conhecemos o mundo impactou profundamente também sobre a maneira como as pessoas se relacionam, com o mundo e entre elas mesmas: hoje, nós não trabalhamos, estudamos, compramos ou nos relacionamos como fazíamos há cerca de 30 anos.


E, é claro, também não usamos a linguagem da mesma forma: hoje, não nos basta ter o domínio da linguagem verbal, ainda que este seja fundamental. Precisamos conhecer também as potencialidades das outras linguagens que os meios de comunicação fazem chegar até nós para, assim, realmente podermos construir a cultura participativa de que fala Jenkins. Afinal, esse mundo de múltiplas experiências exige que nós busquemos as melhores informações, que saibamos como selecioná-las e conectá-las. E nos apresenta uma série de caminhos para que nós assumamos nossa responsabilidade social e deixemos de ser apenas consumidores de conteúdos, produzindo nossos próprios conhecimentos, nossos dados, e colocando-os em circulação na sociedade.

É esse movimento que leva a sociedade contemporânea à possibilidade de desenvolvimento de uma inteligência coletiva em níveis antes nunca vistos. Ninguém consegue dominar todos os conhecimentos hoje disponíveis no mundo, mas temos a possibilidade de nos conectar e, juntos, fazer com que os saberes particulares de cada um se potencializem, juntando-se aos dos outros. É assim que conseguiremos formar uma rede de pensamentos, de trocas, de diálogos que possibilite o desenvolvimento coletivo, em que a participação de cada um auxilia na situação de todos.


Um dos caminhos para conseguirmos fazer isso é conhecermos e sabermos tanto avaliar criticamente quanto usar produtivamente as linguagens que estão à nossa disposição. Dominar a linguagem verbal, seja ela oral ou escrita, e saber utilizá-la nas situações adequadas, assim como saber juntar a palavra, a imagem e o som para produzir conteúdos relevantes e capazes de chegar com mais facilidade àqueles que nos cercam será, a cada dia, uma cobrança maior em nossos universos acadêmicos e profissionais.


Algumas "Dicas da Mosaico" vão ser construídas nesse sentido, é só você nos acompanhar por aqui para ler nossas postagens e acessar os materiais que estamos produzindo. Mas, se você achar que precisa de uma mãozinha a mais nesse processo, entre em contato com a gente e conheça os nossos serviços. Temos certeza de que, juntos, faremos acontecer esse domínio da linguagem também para você!


Até a próxima!

18 visualizações

(65)99303-4892

mosaicoassessoria.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social