• falecomamosaico

Para escrever bem, é necessário planejar

Um bom texto parte sempre de um processo de planejamento adequado: quanto melhor você se organizar, mais fácil será produzir o seu texto

Imagine que você acabou de entrar num curso de Mestrado e, logo na primeira semana, sua orientadora marcou uma reunião. Você já tinha apresentado, no processo de seleção, um Projeto ou um Pré-projeto de Pesquisa, e pensa: que ótimo, agora vou conhecer minha orientadora e ela vai me dizer como devo colocar esse projeto em prática. Mas não é bem isso o que acontece: ela pede que, a partir do seu projeto, que ela já leu, você apresente o “plano da sua dissertação”. E você então se desespera: o que é isso? Como vou fazer isso, sendo que eu acabei de entrar no Mestrado???

Essa situação, no entanto, é apenas a recuperação de um método fundamental a qualquer processo de escrita, seja o de um texto para divulgação em um blog (como esse aqui, que você está lendo agora!), um artigo para ser enviado a uma revista ou uma dissertação de mestrado: o planejamento do texto.


Sim, a gente sabe que qualquer pessoa pode escrever sem ter feito planejamento algum. Mas um bom plano de escrita é uma ferramenta que auxilia tanto na otimização do processo quanto na conquista de um resultado melhor. Será que não vale a pena, então, investir algum tempo no planejamento para ganhar em rapidez e qualidade no final do processo?


Vamos fazer um teste comparativo: nós, aqui da Mosaico, nos propusemos a escrever, em nosso último post, sobre “o professor do século XXI”. Para isso, tínhamos dois caminhos principais: abrir um documento em branco e começar a escrever sem qualquer planejamento, ou planejar a nossa escrita antecipadamente.

Você já deve ter imaginado que nós optamos pela segunda hipótese, né? Afinal, queremos garantir que vamos publicar para você todo o conteúdo a que nos propomos e que este será um conteúdo de qualidade!


Nosso planejamento foi o seguinte:


Dominar esse processo e trabalhar com esses planos é o que faz com que consigamos nos organizar para cumprir nossos prazos de escrita e manter a frequência de nossas publicações.


Mas, se você acha que esse nosso exemplo está muito específico, vamos te ajudar mais um pouquinho e apresentar um “Roteiro de planejamento de texto” que você pode utilizar em qualquer situação de escrita: é claro que o aprofundamento das informações, a duração de cada etapa e a estrutura do texto vão variar conforme seus objetivos e as características de cada texto a ser produzido (um post para um site não é o mesmo que uma redação que não é o mesmo que um artigo), mas é possível você seguir esses mesmos passos fazendo apenas algumas adequações.


Vamos lá?


E então, será que nossas Dicas vão te ajudar? Faça a experiência e depois nos conte como é que foi! Enquanto isso, nós vamos ali planejar nossos próximos conteúdos para disponibilizar a vocês.

(65)99303-4892

mosaicoassessoria.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social